A vacina









A vacina
Solange Amado
Acordo. É terça-feira. Disso tenho certeza. Não sei o dia do mês. Não importa. O da semana já tá de bom tamanho. O sol brinca nas dobras da cortina. Não acho graça. Hoje não quero brincar. Tenho uma teoria. Mas isso não é uma novidade. Todo mundo tem uma teoria. Todo mundo é especialista em alguma coisa. Sou PHD por Harvard, na vida sexual das lesmas. E mais, descubro que a gosma produzida durante o acasalamento dos bichinhos cura a Covid-19.
Estamos livres da peste! Foi numa terça-feira que essa importante descoberta se deu a conhecer ao mundo.
Tudo bem. Você pode pensar que esta é uma das teorias laxativas que pululam os programas de TV. Elas não têm consistência. Desandam ao primeiro  argumento. Mas é minha e ninguém tem nada com isso. Verdade que minha teoria ainda precisa de alguns retoques. Ainda não sabemos se a gosma  teria de ser engolida in natura, se seria inoculada diretamente no sangue, ou em forma de supositório. Mas isso são detalhes de menor importância. O fato é que a lesma acaba de entrar para a história.
E por que não? Um morcego lançou o mundo na maior trapalhada. A lesma vai libertá-lo. E eu sinto dizer que se você comeu morcego com pauzinho, a lesma não pode ser consumida assim. Nem aqui nem na China.
Nenhuma cozinha chinesa prepara lesmas. São lesmas cozidas em laboratório. Criadas em cativeiro. O Brasil vai ter de convidar os maiores chefs-de-cuisine para armar o circo, quer dizer, os laboratórios de campanha. Falta só o governo federal soltar a verba para os aventais, máscaras, óculos e todo o aparato bélico. Dessa vez, não para proteger os humanos, mas as lesmas, de vez que os humanos estão tão impregnados de teorias laxativas que periga todo o processo desandar em cima dos bichinhos.
Não posso adiantar como será o esquema de vacinação da população em geral. Nem onde ficará armazenado o primeiro lote.Não há verba para os milhões de frigoríficos de campanha, e os caminhões que deverão conduzir a vacina das lesmas. Quando no final do ano abrirem licitação para as empresas de transporte, as vacinas terão perdido a validade.
A PF naturalmente vai descobrir que houve superfaturamento em todas as etapas do processo. O inquérito ficará paralisado e o processo vai sumir carregado em alguma pasta desavisada. De qualquer maneira, os acusados não poderão ser punidos, porque pertencem ao grupo de risco e possuem co-morbidades. Vão fazer isolamento social em alguma ilha do Caribe. A população fará filas quilométricas nos postos de vacinação, ansiosas pela vacina da lesma, que não virá.
A polícia vai dispersar todo mundo com spray de pimenta, jatos d´´agua e o velho cassetete, na impossibilidade de distribuir umas chineladas, como minha mãe fazia. Vocês sabem, é preciso proteger o povo dele mesmo; As teorias laxativas são feitas para dirimir problemas intestinos.
É terça feira. Disso tenho certeza. Mas já começo a desistir da minha teoria. Meu tesão indo rapidamente pras cucuias. Não me levanto da cama imediatamente. Fico a elocubrar. Quando o Marquês de Pombal estava quase morrendo, os médicos receitaram para ele leite de burra e caldo de víboras na tentativa de driblar a morte. Não funcionou. A morte é inexorável. A corrupção também, a burocracia também.
Leite de burra, caldo de víboras e gosma de lesma são peido perto do estrago causado  pelo tsunami da corrupção. Davi enfrentou UM Sansão, no Brasil, a Covid-19 enfrenta um milhão de Sansões. Não vai dar certo a gosminha da lesma. Melhor desistir e acordar de vez para a terça-feira sonolenta.
Talvez haja uma solução. Vou ser poeta. Ohram Pamuk, escritor turco dizia que “o que se espera dos poetas é que se vinguem do mal”.
Então, “D. Quixotes das palavras, uni-vos!” É a única vacina disponível no momento.





Maria Solange Amado Ladeira              28/04/2020

www. versiprosear. blogspot.com.br


2 comentários:

  1. Querida Solange que saudade estava eu de seus escritos! Bom demais. Abraço longínquo, é o que é possível para o momento.

    ResponderExcluir